Bola Sul-Mineira
Facebook Twitter Whatsapp

Poços de Caldas foi escolhida para ser o local dos primeiros treinos da seleção brasileira do jovem Pelé

Em 14/04/58 seleção brasileira iniciou na região a preparação que resultaria no o 1º título mundial do Brasil. Poços de Caldas foi escolhida para ser o local dos primeiros treinos da seleção do jovem Pelé.

No início de 1958 o presidente da Confederação Brasileira de Desportos, João Havelange, recebeu um telegrama disponibilizando a cidade de Poços de Caldas para sediar a concentração da Seleção Brasileira de Futebol que disputaria a Copa do Mundo na Suécia.

Para receber a seleção, a cidade oferecia o campo da Associação Atlética Caldense pra os treinos, as Termas Antônio Carlos para os banhos e os exercícios físicos na mecanoterapia, o Palace Hotel para hospedagem e o Country Club para as práticas esportivas.

Entre várias candidatas a cidade foi escolhida. No dia 10 de abril dois aviões chegaram com os jogadores a Poços de Caldas e os trabalhos começaram no dia 14 de abril com caminhada do centro até o Country Club, exercícios individuais e treinos coletivos no Estádio Coronel Christiano Osório e massagens e duchas no Country Club e nas Thermas Antônio Carlos, além de jogos recreativos.

Os atletas convocados pelo técnico Vicente Feola para esta preparação foram: 

Goleiros: Gilmar (Corinthians), Castilho (Fluminense), Carlos Alberto Cavalheiro (Portuguesa) e Ernani (Bangu)

Laterais-direitos: Djalma Santos (Portuguesa), De Sordi (São Paulo) e Cacá (Fluminense)

Laterais-esquerdos: Nilton Santos (Botafogo), Oreco (Corinthians) e Altair (Fluminense)

Zagueiros: Bellini (Vasco), Mauro (São Paulo), Orlando (Vasco), Jadir (Flamengo), Zózimo (Bangu) e Formiga (Santos)

Meio-campistas: Dino Sani (São Paulo), Zito (Santos), Pampolini (Botafogo), Roberto Belangero (Corinthians), Didi (Botafogo), Moacir (Flamengo), Pelé (Santos), Dida (Flamengo), Almir (Vasco)

Atacantes: Joel (Flamengo), Vavá (Vasco), Mazzola (Palmeiras), Pepe (Santos), Zagallo (Flamengo), Canhoteiro (São Paulo) e Garrincha (Botafogo), que não participou da concentração em Poços de Caldas para tratar de uma infecção no Rio de Janeiro.

O primeiro treino coletivo aconteceu no dia 18 de abril e o segundo e último no dia 20. No dia 21 de abril a seleção seguiu para a cidade de Araxá, onde continuou com os preparativos para a Copa do Mundo que deu o primeiro título ao Brasil e apresentou o Rei Pelé ao mundo do futebol.

Fotos: Museu do Futebol